MEIs são alvo de tentativa de golpe cibernético em Marechal Cândido Rondon
Criminosos usam mensagens falsas sobre suspensão de CNPJ para induzir vítimas a clicar em links fraudulentos
Microempreendedores Individuais (MEIs) e proprietários de pequenas empresas de Marechal Cândido Rondon estão sendo alvo de uma tentativa de golpe cibernético registrada desde o início desta semana.
Os criminosos utilizam mensagens falsas, enviadas por aplicativos e outros meios digitais, para enganar empresários que atuam com CNPJ e MEI.
A tentativa de golpe começa com o envio de uma mensagem com timbre falso, muito semelhante ao de órgãos oficiais, trazendo em destaque a frase “SEU CNPJ SERÁ SUSPENSO”.
Em seguida, os golpistas informam o número do CNPJ da vítima e estipulam como prazo final para regularização a própria data do envio do alerta, criando sensação de urgência.
Na sequência, a mensagem afirma que o CNPJ teria sido inativado por suposta falta de pagamento do DAS MEI e alerta que, caso a situação não seja regularizada até por exemplo "dia 5 de fevereiro de 2026", o cancelamento do MEI seria definitivo, com risco de prejuízos e bloqueios judiciais.
O golpe se concretiza quando os criminosos inserem um link, solicitando que o empreendedor clique para “confirmar ou atualizar” os dados. A mensagem ainda oferece ajuda caso haja dúvidas, incentivando a interação com os golpistas.
Nossa reportagem denunciou o caso à Sala do Empreendedor de Marechal Cândido Rondon, que confirmou se tratar de tentativa de golpe e orienta os empresários microempreendedores a não clicar em links, excluir a mensagem imediatamente e bloquear o contato responsável pelo envio.
Redação e produção: Rudi Walker





















