Período de defeso da pesca começa neste fim de semana no Paraguai
Resolução nº 523 do Ministério do Ambiente define proibição da pesca esportiva e comercial a partir de 2 de novembro em todo o território paraguaio.
O governo do Paraguai, por meio do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MADES), publicou a Resolução nº 523, que estabelece o período de veda da pesca em todo o território nacional, abrangendo as modalidades esportiva e comercial, além de restringir o uso de artes de pesca, transporte e comercialização de produtos pesqueiros durante o período 2025–2026.
De acordo com o documento, a proibição entra em vigor a partir da 0h do dia 2 de novembro de 2025, com prazos que variam conforme o rio:
Rios Paraguai e Apa: até 31 de janeiro de 2026;
Rios Pilcomayo e Paraná (em parte dos trechos): até 20 de dezembro de 2025;
Demais rios, arroios, lagos e lagoas: até 20 de dezembro de 2025.
A resolução também permite a pesca de subsistência, conforme a Lei nº 3556/08, apenas com anzol, linha ou vara (com ou sem molinete), realizada por ribeirinhos, desde as margens, sem uso de redes ou embarcações motorizadas.
A medida tem como objetivo proteger as espécies durante o período de reprodução, garantindo o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade dos recursos pesqueiros.





















