Tornado com ventos de até 150 KM por hora, pode ter atingido cidade Gaúcha

O registro se deu em Santa Vitória do Palmar no sul do estado

Tornado com ventos de até  150 KM por hora, pode ter atingido cidade Gaúcha
Defesa Civil de Santa Vitória do PalmaR
Tornado com ventos de até  150 KM por hora, pode ter atingido cidade Gaúcha
Tornado com ventos de até  150 KM por hora, pode ter atingido cidade Gaúcha Tornado com ventos de até  150 KM por hora, pode ter atingido cidade Gaúcha

Um tornado é a provável causa dos estragos registrados na manhã desta quarta-feira em uma área localizada junto à BR 471, em Santa Vitória do Palmar, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul.

O episódio extremamente localizado de vento severo se deu na localidade de Canelões, nos dois lados da rodovia, que liga a Quinta, em Rio Grande, ao Chuí. O vento ocorreu às 10h15min e foi de muito curta duração. Mesmo sendo um local com baixa densidade populacional e ocupado em grande parte por lavouras de arroz, campos de pecuária e banhados, houve relatos de danos no local pela passagem do provável tornado.

Conforme informações apuradas pela MetSul Meteorologia, o vento severo derrubou três torres de linhas de transmissão de 525 kV da Eletrosul e mais sete torres mantidas pela CEEE Equatorial. Além disso, deixou um rastro de destruição na vegetação e chegou a decepar os troncos de algumas árvores.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Daniel Cava, informou que meteorologistas da Universidade Federal de Pelotas devem ir ao município para determinar o que ocorreu.

"O confirmado é que o vento forte, com certeza com mais de 150 quilômetros por hora atingiu uma região de 2,5 quilômetros na zona rural", afirmou.Cava ressaltou que um veículo que trafegava pela BR 471 foi jogado para fora da estrada durante a ventania, mas ninguém ficou ferido. Na sequência, uma árvore bloqueou o tráfego. "Há mais de 20 postes e fios caídos na rodovia, além de duas torres de energia grande porte”, frisou. Na zona rural, duas cabanhas foram atingidas. Não há informações de animais mortos.

A Defesa Civil do município segue realizando levantamentos sobre possíveis danos em outras localidades.

O prefeito André Selayaran revelou que há mais de três quilômetros de rede ao chão. Equipes de Pelotas e Rio Grande seguiam, no final da tarde desta quarta-feira, para Santa Vitória do Palmar para auxiliar na resolução do problema.

A CEEE Equatorial confirmou que a queda de sete torres de transmissão afetaram o abastecimento de energia para 950 clientes nas localidades de Marmeleiro e Salso, em Santa Vitória do Palmar, salientando, por meio de nota, que “as equipes estão mobilizadas para realizar a reconstrução da linha para que o restabelecimento do fornecimento aconteça o mais rápido possível".

Fonte :Correio do Povo

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp