Meteorologista faz alerta Meteorológico: ciclone extratropical deve intensificar instabilidade nos próximos dias
Fenômeno atípico para a época do ano pode trazer temporais, ventos fortes e chuva para Paraná e estados vizinhos
Meteorologistas alertam para a formação e atuação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, um sistema de baixa pressão que tende a reforçar instabilidades atmosféricas na região sul do país nos próximos dias. Esse tipo de fenômeno não é comum com essa intensidade no início de fevereiro e, por isso, merece atenção redobrada.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e previsões climáticas recentes, o ciclone está se organizando próximo à costa e associado a uma frente fria que avança pelo oceano Atlântico.
Apesar de o centro do sistema não passar diretamente sobre o continente, ele deve influenciar o tempo no Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste, aumentando a instabilidade com chuvas mais fortes, trovoadas e ventos intensos.
Os meteorologistas destacam que, embora a formação de ciclones extratropicais seja comum no extremo sul do Brasil entre outono e primavera, a combinação de fatores atmosféricos atuais pode reforçar a sua intensidade, trazendo temporais mais generalizados e ventos fortes, especialmente no litoral e em áreas serranas.
Prevê-se que entre quarta e quinta-feira o ciclone atinja sua fase mais organizada, podendo provocar rajadas de vento entre 90 e 120 km/h em algumas áreas do Sul, além de chuva volumosa e riscos de granizo.
Esse cenário reforça a necessidade de que moradores e viajantes monitorem os avisos meteorológicos oficiais, adotem medidas de segurança e estejam preparados para variações rápidas no tempo, especialmente nas próximas 48 horas. O alerta foi feito também pelo meteorologista Piter Scheuer da Clima Terra.
Redação: Rudi Walker






















