ATENÇÃO: Explosões atingem Caracas e Venezuela declara agressão militar dos EUA

Governo decreta estado de Comoção Exterior após ataques; Trump confirma ação e afirma ter capturado Nicolás Maduro

ATENÇÃO: Explosões atingem Caracas e Venezuela declara agressão militar dos EUA
Foto: AP Photo/Matias Delacroix

Uma série de explosões atingiu Caracas, capital da Venezuela, na madrugada deste sábado (3), provocando pânico entre moradores e interrupções no fornecimento de energia elétrica em diferentes pontos da cidade. Pouco depois, o governo venezuelano afirmou que o país foi alvo de uma “agressão militar” atribuída aos Estados Unidos.

De acordo com a agência Associated Press, ao menos sete explosões foram ouvidas em um intervalo aproximado de 30 minutos. Moradores de diversos bairros relataram tremores, intenso barulho de aeronaves e correria nas ruas durante os episódios.

Parte da capital ficou sem energia elétrica, principalmente nas proximidades da base aérea de La Carlota, localizada no sul de Caracas. Ainda não há informações oficiais sobre vítimas ou a extensão total dos danos causados pelos ataques.

Logo após as explosões, o governo da Venezuela divulgou um comunicado informando que o país estava sob ataque. Segundo a nota, o presidente Nicolás Maduro convocou forças sociais e políticas para ativar planos de mobilização em resposta à ofensiva.

“O presidente Nicolás Maduro assinou e ordenou a implementação do decreto que declara o estado de Comoção Exterior em todo o território nacional, para proteger os direitos da população, o pleno funcionamento das instituições republicanas e passar de imediato à luta armada”, diz o texto oficial.

Pouco depois do anúncio do governo venezuelano, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou o ataque e afirmou que Nicolás Maduro teria sido capturado, informação que ainda não foi confirmada de forma independente.

Fonte:G1

Foto:Foto: AP Photo/Matias Delacroix

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp