Diocese de Toledo define novo padre para a Paróquia Santa Rosa de Lima

Novo padre assumira em fevereiro de 2026

Diocese de Toledo define novo padre para a Paróquia Santa Rosa de Lima

O bispo diocesano de Toledo, Dom João Carlos Seneme, publicou no início dessa semana, o decreto que oficializa as transferências e nomeações do clero para o ano de 2026.

O documento define mudanças que envolvem dez paróquias da Diocese de Toledo, além do Seminário Maria Mãe da Igreja, estabelecendo a reorganização pastoral que passará a vigorar no próximo ano.

Segundo a Diocese, as transferências fazem parte do processo regular de organização pastoral e administrativa, realizado de forma periódica para atender às necessidades das comunidades, ao planejamento evangelizador e ao melhor aproveitamento dos serviços sacerdotais.

As mudanças têm como objetivo garantir a continuidade do trabalho pastoral, fortalecer a presença da Igreja junto aos fiéis e favorecer a dinâmica missionária nas paróquias.

O decreto episcopal estabelece ainda que as posses dos padres nomeados ocorrerão no mês de fevereiro de 2026, permitindo um período de transição para que os presbíteros e as comunidades possam se preparar para as novas etapas do trabalho pastoral.

A Diocese ressalta que todo o processo é conduzido com discernimento, diálogo e espírito de serviço, em sintonia com a missão da Igreja.

Conforme o decreto publicado, o seminarista Matheus Thim atuará como colaborador nas paróquias Sagrado Coração de Jesus e Maria Mãe da Igreja, em Marechal Cândido Rondon. Já para a Paróquia Santa Rosa de Lima, em Nova Santa Rosa, foi designado o padre Jairo Itamar dos Santos, que assumirá a missão pastoral a partir de 2026.

QUEM É O NOVO PADRE QUE VIRÁ PARA NOVA SANTA ROSA: 

Histórico Familiar:

Jairo Itamar dos Santos nasceu em 09 de dezembro de 1985, em Capitão Leônidas Marques.

Filho de Darci e Italina, tem uma irmã chamada Keila. Foi batizado em 19 de dezembro de 1985 na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, Capanema (PR). Em 1993, seus pais se mudaram para Toledo, onde permanecem até hoje. Jairo foi crismado em 20 de dezembro de 1998, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Ouro Verde d'Oeste.

 Formação Eclesiástica:

 sua trajetória vocacional começou aos 15 anos, quando ingressei na Ordem dos Agostinianos Descalços em 11 de fevereiro de 2001, no Seminário Santa Mônica em Toledo (PR), onde permaneceu por três anos.

Após esse período, relata o padre, "afastei-me para refletir melhor sobre minha vocação e fiz um curso técnico em Gestão em Logística, direcionado para a área em que trabalhava".

Aos 25 anos, com uma maturidade maior em relação à minha vocação religiosa, decidi em 2011 retornar à Ordem. Durante esse período, estudei filosofia em Ourinhos (SP) e, posteriormente, teologia em Petrópolis (RJ).

Após concluir a teologia, continuei minha preparação para as ordens sagradas e os votos solenes. A Vestição ocorreu em 5 de janeiro de 2003, na Paróquia Santa Teresinha e Santo Agostinho em Ampére (PR).

Em 30 de março de 2014, fiz a profissão simples no Seminário Santa Rita dos Impossíveis, em Ramos (RJ), e a profissão solene em 16 de dezembro de 2018, no Seminário Santa Mônica em Toledo (PR).

Fui ordenado diácono em 16 de fevereiro de 2019, em Ouro Verde d’Oeste, por Dom João Carlos Seneme. Logo após, fui enviado para Colíder, Mato Grosso, onde exerci meu ministério diaconal.

Seis meses depois, em 17 de agosto de 2019, fui ordenado presbítero na Paróquia Sagrada Família em Toledo, também por Dom João Carlos Seneme. Retornei a Colíder para continuar minha missão, servindo por seis anos na Paróquia Papa São João XXIII.

Padre Jairo também possui formação em Filosofia pelo IFIST em Ourinhos (SP) e Bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ).

 Trajetória Presbiteral:

Após uma cuidadosa reflexão, decidi ingressar na vida diocesana, sendo acolhido na Diocese de Toledo pelo Bispo e pelos demais padres. Este período, chamado “ad Experimentum’, é uma experiência prática essencial para que eu possa, eventualmente, ser incardinado como padre da Diocese de Toledo.

Este processo foi iniciado a pedido do Bispo, na Paróquia São Francisco de Assis, em Assis Chateaubriand, onde continuarei meu ministério sacerdotal junto com o Pároco Padre Leonardo. Embora eu tenha passado pouco tempo na comunidade, já observei que ela é ativa e dedicada. Planejo contribuir da melhor maneira possível para o crescimento espiritual e pastoral desta paróquia.

Em 15 de fevereiro de 2025, Padre Jairo Itamar dos Santos foi apresentado como Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis em Assis Chateaubriand, PR.

Portanto em fevereiro do ano que vem assumira a paróqui Santa Rosa de Lima em Nova Santa Rosa no lugar do padre Neimar Aloísio Troes que assumirá a paróquia sagrada família do jardim panorama em Toledo.

Fonte: Diocese do Toledo

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp