Bombeiros de Altônia salvam homem após parada cardíaca

Atuação rápida e integrada entre Corpo de Bombeiros e SAMU garantiu a reversão do quadro e estabilização da vítima

Bombeiros de Altônia salvam homem após parada cardíaca
Bombeiros de Altônia salvam homem após parada cardíaca
Bombeiros de Altônia salvam homem após parada cardíaca Bombeiros de Altônia salvam homem após parada cardíaca

Na noite desta segunda-feira (3), uma ação rápida dos bombeiros de Altônia, pertencentes ao 4º Grupamento de Bombeiros (4º CRBM), salvou a vida de um homem que sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR) em via pública.

O caso aconteceu por volta das 20h45, na Avenida Sete de Setembro, em frente à farmácia Pague Menos, no centro de Altônia (PR).

A vítima, um homem de 54 anos, sentiu fortes dores no peito enquanto dirigia, parou o veículo e entrou em colapso logo em seguida. As equipes do Corpo de Bombeiros (2ª CIBM/3º Pelotão) e do SAMU foram acionadas para o atendimento.

Os bombeiros Cabo Douglas Aranjo Dias e Cabo Eduardo Cruz chegaram rapidamente ao local com a ABS 0260, seguidos pelo ABTR 0177, comandado pelo Soldado Rodrigo Juliano Walker, que prestaram apoio à ocorrência.

No local, o homem já recebia massagem cardíaca da equipe do SAMU, composta pela técnica Marinalva e Pedro Kister. Os bombeiros assumiram o suporte básico de vida e, com o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), aplicaram três choques recomendados pelo equipamento.

Após 30 minutos de reanimação no local e mais 15 minutos de atendimento no hospital municipal, a vítima recuperou os batimentos cardíacos espontâneos, com frequência superior a 100 BPM e saturação acima de 97% após intubação.

Segundo os bombeiros, o tempo protocolar de reanimação já havia sido ultrapassado, mas a equipe decidiu continuar as tentativas por mais 15 minutos, até que o médico percebeu o retorno dos batimentos cardíacos.

O paciente segue sob cuidados médicos e seu estado de saúde inspira cauteloso otimismo.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Altônia, no Noroeste do Paraná, compartilhou nas redes sociais uma mensagem sobre a ocorrência, manifestando torcida pela plena recuperação do paciente e orgulho pelo resultado da operação.

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp