Prefeitura rondonense anuncia adesão do SIM/POA ao Programa SUSAF/PR e abre novas oportunidades para agroindústrias locais
A adesão permite a comercialização, em todo o Paraná

Na tarde desta quinta-feira (7), o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Adriano Backes, recebeu oficialmente o certificado de adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/PR), vinculado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).
A entrega foi realizada pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Marciel Escher, acompanhado de colaboradores da pasta.
A adesão permite a comercialização, em todo o Paraná, de produtos de origem animal inspecionados pelo município.
Esse avanço beneficia especialmente as agroindústrias locais que atendem aos requisitos sanitários e legais do programa, ampliando suas oportunidades de mercado, com segurança e qualidade reconhecidas.
No Brasil, a inspeção desses produtos é obrigatória e realizada por médicos-veterinários do serviço público, podendo ser federal, estadual ou municipal, conforme o alcance da comercialização. Com a adesão ao SUSAF/PR, o SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal) passa a ter reconhecimento estadual, garantindo que os produtos sigam os mesmos padrões exigidos em todo o Paraná.
Requisitos
As agroindústrias locais interessadas em participar do SUSAF/PR devem atender, cumulativamente, aos seguintes critérios: estarem registradas no SIM/POA; ter todos os seus produtos devidamente registrados no SIM/POA; possuir área útil construída não superior a 250 m² (excluindo vestiários, escritórios, refeitórios, entre outros espaços não diretamente produtivos); estarem enquadradas como empresa de pequeno porte, conforme definido na Lei Complementar Federal nº 123/2006; e terem implantados os programas de autocontrole voltados à garantia da qualidade e segurança dos produtos.
Os segmentos contemplados incluem agroindústrias que produzem leite e derivados, ovos e derivados, carnes e embutidos, produtos de abelhas, além de pescados e produtos da pesca (todos sob regime de inspeção periódica). Importante destacar que abatedouros frigoríficos, submetidos ao regime de inspeção permanente, não se enquadram nas regras do SUSAF/PR.
Processo de indicação e certificação
A solicitação de adesão ao programa deve ser feita diretamente ao SIM/POA, que realizará a análise documental e técnica da empresa. Caso todos os requisitos sejam atendidos, o serviço municipal encaminhará a indicação à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), responsável pela avaliação final e decisão sobre o ingresso da agroindústria no SUSAF/PR.
Uma vez deferida a inclusão, o estabelecimento poderá incluir em seus rótulos o selo do SUSAF/PR, passando a comercializar seus produtos em todo o estado do Paraná. Trata-se de uma conquista importante para pequenos produtores que, antes, estavam limitados à venda apenas dentro dos limites do município.
A adesão de Marechal Cândido Rondon ao SUSAF/PR fortalece a segurança alimentar e impulsiona o desenvolvimento econômico da cadeia de produtos de origem animal registrada no âmbito municipal.
Ao permitir a abertura de novos mercados, o programa estimula o crescimento das agroindústrias familiares e de pequeno porte, gera emprego e renda, além de valorizar os produtos locais com a chancela de qualidade sanitária.
Mais informações sobre o processo de adesão ao SUSAF/PR podem ser obtidas junto ao SIM/POA, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, na prefeitura.
Assessoria