Volumes expressivos de chuva são registrados em municípios do Oeste do Paraná; em Palotina 140mm em menos de uma hora

Acumulados ultrapassam 140 milímetros em menos de uma hora em algumas localidades nesta sexta-feira (13)

As chuvas previstas para esta sexta-feira (13) se confirmaram no Oeste do Paraná especialmente em Marechal Cândido Rondon, Toledo, Palotina, Maripá e Nova Santa Rosa e chamaram a atenção pelos altos volumes registrados em curto espaço de tempo. Em diversas comunidades rurais e áreas urbanas, os acumulados passaram de 70 milímetros em pouco tempo.

Na Linha Piratininga, em Maripá, o volume chegou a 70 mm, enquanto na Curva do Ipê, também no município, o acumulado atingiu 80 mm.

Em Palmital, distrito de Francisco Alves, foram registrados 130 mm e  bairro catarinense sentido Oroetê Iporã 120mm.

Em Palotina Linha Nova Aratiba, houve marca de 140 mm em apenas 45 minutos assim como na Linha Catarinense passou dos 100mm, evidenciando a intensidade do temporal.

Na Linha 18 de Abril, divisa de Vila Nova  Toledo e Vila Candeia Maripá, o volume foi de 45 mm. Já na Linha Sanga Vera, em Nova Santa Rosa, foram contabilizados 25 mm enquanto que na cidade o volume foi um pouco superior 32mm.

Na comunidade Dez de Maio, nas proximidades da Cativa, o acumulado chegou a 65 mm, com registro de garoa contínua. Na Linha São Pedro, em Vila Nova, foram 62 mm, enquanto na Linha Marreco, sentido Concórdia do Oeste, o volume alcançou 60 mm.

Em Dois Irmãos, próximo à vila, o acumulado foi de 77 mm. Na Linha Sanga Verde, em Dois Irmãos, interior de Toledo, o registro chegou a 97 mm.

Em Marechal Cândido Rondon, na área urbana, o volume era de 75 mm até cerca de 45 minutos antes do levantamento. Na Linha Guaçu, em Quatro Pontes, foram anotados 50 mm, enquanto na cidade o acumulado chegou a 70 mm.

Em Novo Sarandi, na Linha Gavião, o volume registrado foi de 50 mm até o momento. Já na Linha Três Quedas, na comunidade Dez de Maio, o acumulado alcançou 90 mm.

Na linha São José município de Quatro Pontes 83mm registrado em menos de uma hora de chuva e segue chovendo uma chuva leve agora no início da noite.

Os altos índices em curto intervalo de tempo aumentam o risco de alagamentos, enxurradas e danos em estradas rurais.

A orientação é para que a população redobre a atenção, especialmente em áreas de encosta e proximidades de cursos d’água.

 

A microrregião de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, registra tempo instável nesta sexta-feira (13). Até as 18h51 (GMT-03:00), a previsão indica ocorrência de tempestades durante a noite, com temperatura mínima de 20°C.

A probabilidade de chuva permanece elevada, variando entre 90% e 93%, enquanto a umidade relativa do ar atinge 99%. Os ventos sopram de leste-nordeste (ENE), com velocidade entre 10 e 15 km/h.

A fase atual é de lua minguante, com nascer da Lua às 2h30 e pôr às 16h50.

Para sábado (14), a previsão aponta pancadas de chuva no período da manhã. As temperaturas devem variar entre 22°C e 30°C, com 36% de probabilidade de precipitação.

Fonte: Grupo de agricultores no watts 

Redação: Rudi Walker

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp