Previsão de chuva diminui para microrregião de Marechal Rondon domingo (19) quando inicia o verão
Verão começa com calor e promete sequencia de chuva para para Janeiro fevereiro e março chove abaixo da média
A microrregião de Marechal Cândido Rondon terá um sábado (20) típico de pré-verão, com calor intenso e céu parcialmente nublado.
A previsão indica máxima de 32°C durante o dia, com ventos do nordeste entre 15 e 30 km/h e baixa probabilidade de chuva, em torno de 8%.
A umidade relativa do ar fica em 65% e o índice de radiação ultravioleta é classificado como extremo. O nascer do sol ocorre às 5h43 e o pôr do sol às 19h23.
Durante a noite, o tempo segue firme, com céu claro e mínima prevista de 23°C. A chance de chuva sobe para 21%, com ventos do nordeste entre 15 e 25 km/h. A umidade do ar aumenta para 78%. A lua nova ocorre no domingo (21).
O domingo também marca o início oficial do verão no Hemisfério Sul. O solstício acontece às 12h03, encerrando uma primavera marcada por eventos extremos e grandes volumes de chuva no Paraná.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o verão é historicamente a estação com maiores acumulados de chuva no Estado, além de dias mais longos, quentes e períodos ocasionais de calor intenso.
Segundo o Simepar, janeiro de 2026 deverá ter volumes de chuva acima da média em grande parte do Paraná, enquanto fevereiro e março tendem a apresentar maior irregularidade, tanto no espaço quanto no tempo.
As chuvas típicas do verão costumam ocorrer entre a tarde e a noite, geralmente de curta duração, podendo ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e, eventualmente, granizo.
As temperaturas no verão 2025/2026 devem ficar dentro ou acima da média histórica, especialmente em março, quando os termômetros costumam registrar valores mais amenos. A influência do fenômeno La Niña deve ser pequena, com probabilidade pouco acima de 50% de persistir até fevereiro.
Historicamente, o Oeste do Paraná, onde está Marechal Cândido Rondon, é a região com as maiores temperaturas máximas médias no verão, próximas ou superiores a 31°C, mas também apresenta os menores acumulados de chuva em janeiro, se comparado ao Litoral. Para o verão que se inicia, a previsão reforça atenção ao calor e às pancadas de chuva típicas da estação, principalmente entre a tarde e a noite.
























