Paraná lidera país em regularização ambiental e lança programa CertiCAR para agilizar validações do CAR

Novo programa promete mais agilidade, segurança técnica e competitividade ao produtor rural.

Paraná lidera país em regularização ambiental e lança programa CertiCAR para agilizar validações do CAR

O Paraná registrou neste ano um aumento de 5.540% nos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) validados, alcançando o primeiro lugar no Brasil em regularização ambiental.

Entre abril e dezembro, o número de registros homologados passou de 3,9 mil para 220 mil. Ao todo, mais de 6 milhões de hectares de áreas rurais já estão regularizados no estado.

Diante desse avanço, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta sexta-feira (5), durante o Encontro Estadual de Líderes Rurais 2025, o Programa de Certificação e Regularização dos Cadastros Ambientais Rurais do Paraná (CertiCAR).

A iniciativa promete tornar o processo ainda mais rápido, integrado e tecnicamente qualificado.

O anúncio ocorreu no evento promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), que reuniu cerca de 5 mil produtores rurais em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O CAR é um registro público eletrônico obrigatório para todas as propriedades rurais do país. Ele reúne informações sobre Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de uso restrito, Reserva Legal, vegetação nativa remanescente e áreas consolidadas, compondo uma base essencial para o controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.

Ratinho Junior destacou que o estado está ampliando os esforços para acelerar a regularização ambiental. “Vamos turbinar ainda mais esse processo. Criamos, junto com a Faep, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, um grupo de trabalho com sistema randômico que dá agilidade à homologação do CAR. Essa iniciativa representa segurança para o agricultor, facilita o acesso a linhas de financiamento e demonstra a organização do Paraná em sua política agrícola”, afirmou.

Instituído pelo decreto estadual 11.711/2025, o CertiCAR traz ajustes legais e técnicos que padronizam e dinamizam a análise das informações declaradas pelos produtores. O objetivo é garantir maior segurança técnica e jurídica, além de fortalecer a competitividade do agronegócio paranaense.

O processo dinamizado utiliza dados cartográficos homologados em plataformas próprias do Paraná, aumentando a precisão na comparação com sistemas federais. Também serão aplicadas tolerâncias previstas em lei para definir com mais assertividade a adequação ou necessidade de retificação de cada imóvel rural.

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp