Meteorologista afirma que tornado de Rio Bonito do Iguaçu passou de 300 km/h
O Meteorologista também prevê risco de tempo severo no para o final de semana e segunda que vem
O premiado meteorologista catarinense Piter Scheuer, confirmou neste domingo (9) que o tornado registrado em Rio Bonito do Iguaçu no Paraná na última sexta-feira (7), foi reclassificado para a categoria F4, com ventos variando entre 330 km/h e 420 km/h.
O fenômeno foi um dos mais intensos já observados no Paraná e no Brasil, provocando destruição em boa parte da área urbana do município.
De acordo com Scheuer, outros tornados também foram identificados em análises recentes de imagens e variáveis meteorológicas, atingindo localidades como Dionísio Cerqueira e São José do Cedro, Franqueira e Faxinal dos Guede no oeste catarinense alem dos municípios de Turvo, Candói, Guarapuava no Paraná,s, classificados como F2.
O meteorologista também destaca que entre domingo (16) e segunda-feira (17), os modelos meteorológicos indicam a possível chegada de uma nova frente fria mais potente, com potencial para provocar tempestades severas, ventos fortes e formação de tornados localizados.
Scheuer ressalta, no entanto, que ainda é cedo para confirmar a intensidade desse novo sistema, e que as projeções serão atualizadas ao longo da semana.





















