Menores furtam Hilux em Toledo, fogem em direção a Marechal Rondon, mas acabam detidos na BR-163
Dois adolescentes estavam fugindo em direção a Marechal Rondon e confessaram o crime
Uma tentativa de furto qualificado a uma caminhonete Toyota Hilux mobilizou equipes da Polícia Militar na madrugada desta sexta-feira, por volta da 1h, nas proximidades das ruas J. J. Muraro com a Rua São João. A ação foi frustrada após denúncia de populares e terminou com a abordagem dos suspeitos na rodovia BR-163.
No local, testemunhas relataram ter presenciado a tentativa de furto. Em contato com a vítima, os policiais foram informados de que o proprietário estava em um velório e, ao retornar ao local onde havia estacionado sua caminhonete Hilux, de cor preta, flagrou dois indivíduos no interior do veículo. Com a aproximação do dono, os suspeitos fugiram a pé e, em seguida, entraram em um veículo VW Gol, de cor branca, tomando rumo pela avenida J. J. Muraro, sentido saída da cidade.
Durante a averiguação, foi encontrado no interior da caminhonete um aparelho decodificador conectado à saída OBD2, equipamento comumente utilizado para dar partida em veículos de forma ilícita, o que evidenciou a intenção de subtração. O dispositivo foi deixado para trás pelos autores durante a fuga.
De posse das informações, uma equipe da ROTAM iniciou diligências pela BR-163, sentido Marechal Cândido Rondon, onde localizou o VW Gol nas proximidades do distrito de Vila Ipiranga.
Ao receber ordem de parada, com sinais sonoros e luminosos, o condutor não obedeceu, dando início a um acompanhamento tático. Durante a fuga, os policiais visualizaram o arremesso de um objeto para fora do veículo. O automóvel foi interceptado cerca de 500 metros depois.
Na abordagem, foi constatado que o veículo era ocupado por um adulto e dois adolescentes, ambos de 17 anos.
Durante o desembarque, o condutor ainda tentou dispensar um objeto em meio a uma plantação, sendo necessário o uso de técnicas de imobilização, diante da resistência inicial à ação policial. Em buscas pessoais e no veículo, nenhum ilícito foi localizado.
Em varredura na lavoura, os policiais encontraram um aparelho celular da marca Redmi, modelo Note 12, que foi reconhecido como pertencente ao condutor, o qual não soube explicar o motivo de tê-lo arremessado. Questionados novamente, os ocupantes apresentaram versões contraditórias sobre os objetos dispensados durante a fuga.
Após serem confrontados com as informações levantadas, os dois adolescentes confessaram, de forma espontânea, a participação na tentativa de furto da caminhonete. Eles relataram que foram contratados pelo condutor do veículo para se deslocarem até a cidade de Toledo com o objetivo de furtar uma Hilux.
Segundo o relato, um dos adolescentes ficaria responsável por ligar o veículo, mediante promessa de pagamento de R$ 3 mil, enquanto o outro conduziria a caminhonete até o local de entrega, recebendo R$ 4 mil. Ambos informaram que o aparelho decodificador foi fornecido pelo condutor, que também teria organizado a logística da ação.
Os envolvidos, juntamente com o veículo utilizado, foram encaminhados à sede do 19º Batalhão de Polícia Militar para a confecção do boletim de ocorrência e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Fonte:PMPR – 5º CRPM – 19º BPM
Redação: Rudi Walker
























