Marechal Cândido Rondon participa da 7ª edição da Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida
O evento contou com 240 pessoas envolvidas
Com a presença de cerca de 240 pessoas, foi aberta oficialmente, na sexta-feira (08), no Balneário Terra das Águas, em Santa Helena, a 7ª edição da Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida. O evento reúne 10 municípios, representados por 11 grupos, que desenvolverão ações contínuas até o dia 28 de novembro.
Na abertura, os participantes acompanharam apresentações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Foz do Iguaçu, e do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), de Guaíra, ligado à Polícia Federal. As palestras abordaram temas como o combate às drogas, contrabando, questões de fronteira e atuação das forças de segurança.
Além das forças policiais, prestigiaram o evento autoridades políticas e judiciárias, entre elas prefeitos, membros do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, representantes da Itaipu Binacional e o juiz de Direito da Comarca de Santa Helena, Dionísio Lobchenko Junior.
Segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros e prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim, a gincana tem gerado impactos positivos para a juventude da região. O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, Gilmar Secco, destacou o caráter educativo e transformador da iniciativa, ressaltando o aprendizado e o legado deixado aos jovens.
Representação rondonense
Em Marechal Cândido Rondon, a participação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Neste ano, o município é representado pelo Grupo Escoteiro 25 de Julho, formado por 15 jovens e coordenado pelo chefe Marcelo Weçolovis.
Atividades e cronograma
As primeiras etapas da gincana estimulam criatividade, comunicação e organização, com a criação de um slogan, logomarca e página nas redes sociais para cada grupo.
Na sequência, os participantes produzirão um podcast sobre “descaminho” e “uso de drogas”, depoimentos de superação, um vídeo de promoção turística da região, um documentário sobre violência familiar e vulnerabilidade, além de um souvenir que represente o município e uma ação prática na comunidade.
Os grupos voltarão a se reunir no dia 27 de setembro para novas palestras e apresentações.
A etapa final e a premiação ocorrerão em 28 de novembro.
Participantes
Os grupos participantes da gincana são de, Guaíra - Raízes do CEACA, Entre Rios do Oeste – Escolha Certa, Pato Bragado - Coração Lindeiro, Diamante do Oeste - Raízes de Ivy Porã, Santa Helena - Os Guardiões, Marechal Cândido Rondon - Grupo Escoteiro 25 de Julho, Missal - Energia Lindeira, Medianeira – Jovens Titans, Itaipulândia – Dourados de Itacorá e Linha D’Impacto e Terra Roxa – Guerreiros do Bem.
Realização
A Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida é organizada pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com patrocínio da Itaipu Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, e apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal e Adetur Cataratas e Caminhos.